segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

amamentação vs Refluxo

A Raquel tem refluxo.
tenho insistido na amamentação exclusiva, apesar do refluxo, porque tudo o que leio sobre a amamentação exclusiva me faz sentir uma mãe de m*rd* por considerar sequer a hipotese de lhe dar biberon A.R.
sou mé mãe porque prefiro que a minha filha não esteja a chorar aflita com fome e a engordar (muito) abaixo da média?

6 pipocas:

Mami ( Sónia ) disse...

Não acho que sejas má mãe, eu da Sofia dei-lhe de mamar até muito tarde. Só me arrependi de não a ter posto a beber também do biberão, pois quando fui trabalhar ela não bebia leite na avó porque recusava o biberão.
Desta vez vou dar biberão com o meu leite e do meu peito para não ter esse problema.

Hane disse...

Ah, como te entendo, querida Sofia.
A minha pequena Hana teve refluxo também e aos dois meses cansei de ela não ganhar peso e parei com o aleitamento, ela entrou com um leite especial anti refluxo e começou já a comer papinhas de frutas e logo depois papinhas salgadas.
Foi a melhor coisa que eu fiz pela vida da minha filha. Ela começou a ganhar peso, a engordar, ficar forte, toda linda e eu tive que aprender que nessas horas a gente tem que escolher e não ficar se culpando.
Muitos beijos e melhoras à Raquel

Sofia disse...

Que disparate, claro que não és má mãe. Até porque se ela bolça o leite todo, não fica lá muita coisa para a proteger pois não?
O Miguel teve de beber o leite AR, precisamente porque o meu leite entrava e saia logo a seguir. Só me arrependo de não o ter feito logo quando toda a gente me dizia que ele estava a passar fome: de P. 50 a 25 e depois quase a 10, pela minha teimosia e pelas porcarias que se lêem por essa internet fora...
O que diz o pediatra? O que te diz a tua intuição como mãe?
Quer escolhas dar mama ou dar biberão ou dar os dois isso não faz de ti má mãe.
Bjinhos

Unknown disse...

Oh Sofia.. Não és nada má mãe. Se a R. está a fazer refluxo e não fica lá grande coisa para o seu crescimento não deve haver problema nenhum em experimentares o leite AR. Fala com o pediatra que melhor que ninguém te aconselha. E depois a mamã és tu. Tu é que passas todo o tempo com a baby e ninguém melhor que tu para saberes quais as suas reacções. Muitos beijinhos (até parece que vivemos muito longe...lol)

Anónimo disse...

De certeza que ela não tem refluxo por causa de ser alimentada a leite materno. É completamente normal os bebés pequenos terem refluxo, isso acontece porque o seu sistema digestivo não está completamente desenvolvido. Quando ela bolçar, se achares que é muito, oferece-lhe outra vez a mama. Se lhe apetecer mamará mais um bocado, se não lhe apetecer é porque está satisfeita. E as médias, os percentis, são isso mesmo: médias, ou seja, há valores acima e valores abaixo e, engordando mais ou engordando menos, o que importa é ser saudável e ir aumentando. A minha Carmo também bolçava muito e tinha semanas em que engordava 100gr e outras em que engordava 250gr. Ora, 100gr era pouco e 250 era muito, mas a média dava 175, o que era óptimo!
Não penses que és má mãe por pensares em dar-lhe esse tal leite, pensa antes que és boa mãe e que o teu leite é tudo o que ela precisa e lhe basta e que vais conseguir alimentá-la sem recorrer ao leite adaptado. O refluxo vai passar e resolver-se com o tempo e não com o tal leite AR.
Um beijinho

Tanita disse...

A Leonor sempre bolçou. Mas, sempre dei leite meu até ela ganhar bem peso (digo leite meu porque muitas vezes tirava com a bomba e dava no biberão porque ficava com as mamas em feridas...). Quando ela deixou de ganhar bem peso, dava os dois. Primeiro o meu leite e depois o suplemento AR. Aliás... Experimentamos umas 7 latas de leite antes de acertarmos com o Nutriben Natal AR.
Claro que não és má mãe, segue o teu instinto!
Beijinhos e tudo de bom!