domingo, 9 de dezembro de 2007

o Parto

porquê um post sobre o parto passados 2 meses? porque kero k fike na memória, e a minha memória fikou sériamente danificada com o parto... lol


o parto foi planeado... a Sara passou metade da gravidez a ameaçar sair mais cedo, tinha o colo do utero muito molinho, mas depois fez-se rogada pa sair... e o sr Dr marcou o parto.

na sexta, dia 5 de outubro, lá fui eu quase de madrugada para o hospital. cheguei lá, fiz o check in, e la vou eu... já andava há 3 semanas com 2cm de dilatação, e entrei com os mesmos 2cm. lá vesti a minha camisinha, raparam-me a dita cuja (só um cadinho), e como já tinha feito os clisteres antes de sair de casa, livrei-me de mais um. puseram-me a soro ás 9h30m da manhã e ligaram-me ao ctg. o 1º da gravidez toda, nunca entendi muito bem porquê.

só por volta das 10h30m é k comecei a ter contrações, mas foi logo das malvadas. e eu k entrei a dizer k n keria epidural (baixinho e só po marido), mudei LOGO de ideias... safa!!! ao contrario de muita mamã, eu tive sózinha até levar a epidural! por volta da 1h da tarde a sra enf. fez o favor de me rebentar as águas... parecia k tinham aberto as comportas do Nabão... lol... a minha pipoquinha tinha muita aguinha na sua piscina...

supostamente as águas rebentadas deviam ter ajudado o parto a desenvolver, mas... só vieram mais dores... a dilatação não passava dois 2 cm... até k resolvi akalmar-me (entretanto tinha entrado em pânico), e lembrar-me de tudo o k a Enf. Cristina, das aulas de PPP, tanto tinha ensinado...eram 3h... e ás 4h e meia finalmente tinha 4cm de dilatação. já podia levar a epi. o meu obstetra estava de serviço, foi tudo marcado com ele, e já me tinha vindo ver 3 vezes!!! fixe, não é? fui levada para a sala onde fiz o resto da dilatação e finalmente o maridão veio para perto de mim. levei a epi ás 5h e foi maravilhoso!! quase automatico! relaxei e as 6h15m ja tava a sentir os puxos... as enfs nem queriam acreditar! achavam k eu tava enganada, mas kd fizeram o toke viram bem k n era brincadeira... ja sentiam a cabecinha da pipoca... levaram-me para a sala de partos e aí é k foi...

sou piegas. sempre fui. o anestesista eskeceu-se de me dizer pa me ir virando e a epi nao tava a fazer muito efeito do lado direito... logo do lado direito!!

qd me passaram para a sala de partos desligaram-me da máq k estava a dar a epi. mudaram-me de maca e sra enf aprendiz (k me apetece chamar-lhe muita coisa, mas a boa educação n me permite) resolveu k ainda tinha tempo pa ir lanchar (grr). a outra enf bem lhe perguntou se ela tinha a certeza, mas n se preocupou em impedi-la... e entretanto o efeito da epi ia passando...

qd finalmente a sra enf aprendiz voltou, ja tinham chamado o meu ob para ajudar. e lá começou a sério. senti o corte, do lado direito, e lá me pus a fazer força.... benditas aulas de PPP!! o meu medo com a epi, era de terem k usar forceps ou ventosas, e sortiu efeito... ao terceiro puxo, ouço a sra enf aprendiz a pedir os forceps... e no quarto puxo fiz tanta força k... saiu a cabecinha!!! o k o medo me faz! bem, o meu ob tambem deu "um cotovelo" na barriguinha... o k custou foi k aí pediram pa eu parar de fazer força... com a cabeça da pipoca do lado de fora e o corpinho do lado de dentro! entrei em pânico! só pensava k a bebe tinha o cordão á volta do pescoço! afinal foi só para a rodarem... é k ela tava ao contrario, nariz po céu... e isso custou um cadinho... mas qd ela saiu e deu o primeiro guinchinho... foi lindo!!!


o pai cortou o cordão e vestiram-na... entretanto saiu a placenta, e começaram a cozer-me. a sra enf aprendiz fez um lindo serviço (grrrrrr)... e eu senti tudo, pois ela n esperou k a anestesia local fizesse efeito... enfim, já passou!


só qd a puseram em cima de mim é k me conseguiram "distrair" o suficiente para me cozer... e depois correram com o pai dali para fora, k ja eram 19h30m e as visitas akabavam ás 20h, e como eu ainda ficava no recobro mais uma hora....


mas isso já é história para outro post!
na foto a Sara tinha 36 minutos de vida! linda, não?

4 pipocas:

a miúda dos 19 disse...

haverá mãe mais babada do que esta???
não ha nem pode haver!!!
fez-lhe bem ouvir a minha voz durante grande parte da gravidez....ela é linda!!! xD

Anónimo disse...

Miga, sobre esta etapa de "eclosão" da pipoca só tenho a dar-te os meus parabéns por te teres portado tão bem e pela filha linda q fizeram (nem sei como mas...:P) Bem qto à tua pipoca linda, desde q recebi esta foto q estou hipnotizada por ela... e mais tarde ela por mim...lol
Qd ela me fixa c aqueles olhos lindos mto abertos (p n dizer esbugalhados!!!) só me posso derreter!!!! Sou uma tia emprestadada mto babada!!!!
Beijokas

Liliana disse...

Pois, os partos são algo que ficará para sempre na nossa memória...
O meu não foi muito dificil, cheguei á maternidade já com 4cm de dilatação e o parto com epi, durou 4 horas, mas na altura dos puxos já não tinha epi e aí é que me custou... Os pontos foram os mais dolorosos que o proprio parto (também era estagiária)...
As minhas aulsa de preparação também foi a minha grande ajuda, principalmente na respiração...

Mas tudo vale a pena quando se vê os nossos rebentos lindos, não é?!

Beijocas grandes para as duas...

FiLiPa MaRqUeS disse...

OLa passeipor aki e acho muito lindo recordares o dia em que a Sara nasceu passado 2 meses. Ja la vao kase 10 meses e eu recordo todos os dias...
Beijokas